"Somos pela Verdade, nada mais do que a Verdade"

INTERLIGAÇÃO DA ECONOMIA COM OUTRAS DISCIPLINAS

18-03-2013 00:00

            INTERLIGAÇÃO DA ECONOMIA E A SOCIOLOGIA

 

Para iniciar a interdisciplinaridade da economia com a sociologia, definiremos esta como a ciência que tenta explicar a vida social.

“O século XVIII foi marcado por transformações, fazendo o homem analisar a sociedade, um novo "objeto" de estudo. Essa situação foi gerada pelas revoluções industrial e francesa, que mudaram completamente o curso que a sociedade estava tomando na época. A Revolução Industrial, por exemplo, representou a consolidação do capitalismo, uma nova forma de viver, a destruição de costumes e instituições, a automação, o aumento de suicídios, prostituição e violência, a formação do proletariado, etc. Essas novas existências vão, paulatinamente, modificando o pensamento moderno, que vai se tornando racional e científico, substituindo as explicações teológicas, filosóficas e de senso comum” .

A mudança da realidade afeta o fato social e como as mudanças dos paradigmas da ciência econômica têm este condão, afetam diretamente a sociologia, ao mesmo passo que a pressão social (recurso trabalho) afeta as discussões de ordem econômica.

 

 

            INTERLIGAÇÃO DA ECONOMIA E A PSICOLOGIA

           

Para quem não faz parte do mundo financeiro, economia e psicologia parecem ciências completamente diferentes e sem qualquer ligação. Entretanto, a relação entre estas duas áreas sempre foi discutida no meio econômico, sem que se chegasse a alguma conclusão. A partir de agora, isso pode começar a mudar. Dois cientistas norte-americanos, o economista Vernon Smith e o psicólogo Daniel Kahnegem, foram laureados com o Prêmio Nobel de Economia deste ano exatamente por serem autores de teorias que provam cientificamente que não é possível depender apenas da matemática para tomar decisões econômicas. Segundo eles, às vezes, o lado psicológico de um investidor pode até ser mais importante do que seu conhecimento financeiro

 

 

            INTERLIGAÇÃO DA ECONOMIA E A HISTÓRIA

 

            Como se sabe, o fato social é analisado por todas as ciências ditas sociais (como diz a própria denominação), assim inevitável a interligação dentre todas elas.

 

            A história da economia é o ramo da história que estuda os fenómenos económicos no passado, e também o ramo da economia que estuda os factos do passado à luz da análise económica. Dado que as ciências sociais não são suscetíveis à experimentação em laboratório, as situações passadas e os dados recolhidos sobre elas podem servir para elaboração de hipóteses verificáveis.

 

 

 

Procurar na página

Contactos

A Verdade